Click here to edit title

PITAYA VERMELHA DE POLPA BRANCA

É UMA FRUTA PERTENCENTE À FAMÍLIA DAS CACTÁCEAS E É CONHECIDA MUNDIALMENTE COMO "DRAGON FRUIT", FRUTA-DO-DRAGÃO, ( HYLOCEREUS UNDATUS), DE ORIGEM INCERTA, PROVAVELMENTE CARIBE E ÍNDIAS OCIDENTAIS.

O TERMO PITAIA SIGNIFICA FRUTA ESCAMOSA, TAMBÉM SENDO CHAMADA DE FRUTA-DRAGÃO EM ALGUMAS LÍNGUAS, COMO O INGLÊS.

COMO A PLANTA SÓ FLORESCE PELA NOITE (COM GRANDES FLORES BRANCAS) SÃO TAMBÉM CHAMADAS DE FLOR-DA-LUA OU DAMA DA NOITE.

É FRUTA DE APARÊNCIA MUITO BONITA E DIFERENTE, ALÉM DE PRODUZIR FLORES NOTURNAS DE RARA BELEZA COM GRANDE POTENCIAL ORNAMENTAL. DE ACORDO COM A ESPÉCIE OS SEUS FRUTOS PODEM SER DE COR AMARELO-VIVO OU VERMELHO EXTERNAMENTE, DE POLPA BRANCA TRANSLÚCIDA COM MINÚSCULAS SEMENTES COMO O KIWI E DE SABOR SUAVE E MUITO AGRADÁVEL.

EM ALGUMAS ESPÉCIES A POLPA É DE COLORAÇÃO VERMELHA COM TONALIDADE MAIS FORTE QUE A CASCA E SÃO ATUALMENTE AS MAIS PROCURADAS PARA PLANTIOS COMERCIAIS.

PITAIA É O NOME DADO AO FRUTO DE VÁRIAS ESPÉCIES DE CACTOS EPÍFITOS, SOBRETUDO DO GÉNERO HYLOCEREUS MAS TAMBÉM SELENICEREUS, NATIVAS DO MÉXICO E AMÉRICA DO SUL E TAMBÉM CULTIVADAS NO VIETNAME, MALÁSIA, ISRAEL E CHINA. O TERMO PITAIA SIGNIFICA FRUTA ESCAMOSA, TAMBÉM SENDO CHAMADA DE FRUTA-DRAGÃO EM ALGUMAS LÍNGUAS, COMO O INGLÊS.

PODE-SE CONSUMIR A POLPA DO FRUTO AO NATURAL OU PROCESSADO COMO REFRESCO, GELÉIAS OU DOCES. É TAMBÉM UTILIZADA EM MEDICINA CASEIRA, COMO TÓNICO CARDÍACO.

 APESAR DE SUA APARÊNCIA CHAMATIVA, O PALADAR É SUAVE LEMBRANDO UM POUCO O MELÃO.

A PLANTA É PERENE, PORQUE SOBREVIVE POR MUITOS ANOS, TREPADEIRA E FIXA-SE NOS SUPORTES QUE PODEM SER TRONCO DE ÁRVORES, PEDRAS OU NOS SUPORTES COLOCADOS EM PRODUÇÃO COMERCIAL.

A FIXAÇÃO DA PLANTA NOS SUPORTES É FEITA ATRAVÉS DE RAÍZES PRODUZIDAS EM QUALQUER REGIÃO DOS SEUS RAMOS. OS RAMOS SÃO TRIANGULARES, SUCULENTOS COMO A MAIORIA DAS CACTÁCEAS E CONTÊM ESPINHOS PEQUENOS DE 2 A 4 MILÍMETROS DE COMPRIMENTO.

AS FLORES SÃO GRANDES, BRANCAS, TUBULARES, TÊM OS DOIS SEXOS NA MESMA FLOR (HERMAFRODITAS) E FICAM ABERTAS POR UM A DOIS DIAS E MAIS DURANTE A NOITE. OS FRUTOS SÃO GLOBOSOS OU ALONGADOS, COM 10 A 12 CENTÍMETROS DE COMPRIMENTO, E, QUANDO MADUROS, A CASCA PODE APRESENTAR CORES ROXAS, AMARELAS OU ROSADAS, E A SUA SUPERFÍCIE É IRREGULAR COMO SE VÁRIOS GOMOS TIVESSEM SIDO SOLDADOS.

A POLPA TEM SABOR SUAVE E MUITO AGRADÁVEL. A SUA COR É BRANCA OU ROSADA E CONTÉM MUITAS SEMENTES PEQUENAS, DE COR ESCURA A NEGRA. A PLANTA DESENVOLVE-SE E PRODUZ BEM EM CONDIÇÕES DE TEMPERATURA AMENA, BOA DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA DURANTE A FRUTIFICAÇÃO, EMBORA SE ADAPTE BEM EM CONDIÇÕES DE CLIMA MAIS SECO, SOLOS PROFUNDOS NÃO SUJEITOS À INUNDAÇÃO E RICOS EM MATÉRIA ORGÂNICA.

AS FLORES SÃO LATERAIS, NOTURNAS, COM 20 A 35 CM DE COMPRIMENTO, BRANCAS, COMPLETAS, PERFUMADAS AO ABRIR, À NOITE, QUANDO SÃO POLINIZADAS POR INSETOS.

CONTÉM NUMEROSOS ESTAMES, TENDO SIDO CONTADOS ACIMA DE 800 EM UMA SÓ FLOR, ARRANJADOS EM DUAS FILEIRAS, AO REDOR DO PISTILO FORMADO POR 14 A 28 ESTILETES DE COR CREME.

AS SÉPALAS SÃO DE COR VERDE-CLARA. O PÓLEN É ABUNDANTE E DE COR AMARELA.

PARA QUE OCORRA A POLINIZAÇÃO CRUZADA OU AUTO-POLINIZAÇÃO É NECESSÁRIO QUE A FLOR SE ABRA, O QUE OCORRE A NOITE, MAS A SUA ABERTURA É PRECEDIDA DE VÁRIAS ETAPAS, OU SEJA: A PARTIR DAS 12 HORAS HÁ UM INCHAMENTO DO BULBO FLORAL E O INÍCIO DA DEISCÊNCIA DAS ANTERAS. NO INICIO DA NOITE, DÁ-SE A ABERTURA FLORAL, COM SEPARAÇÃO DO PERIANTO E DAS BRÁCTEAS, ESTÁGIO NO QUAL AS ANTERAS JÁ ESTÃO COM SUA MÁXIMA DEISCÊNCIA. OS LÓBULOS DO ESTIGMA ESTENDEM-SE, MAS COMO HÁ UMA SEPARAÇÃO DOS ESTAMES E COMO HÁ DIFERENÇA DE ALTURA DESSES ÓRGÃOS, ISSO DIFICULTA A AUTO-POLINIZAÇÃO. NESSE ESTÁGIO A UMIDADE RELATIVA BAIXA E A INSOLAÇÃO PODEM INFLUIR NA SENESCÊNCIA DA FLOR, O QUE OCORRE NO INÍCIO DA MANHÃ SEGUINTE.

A POLINIZAÇÃO E FECUNDAÇÃO SÃO ESSENCIAIS PARA QUE HAJA FRUTIFICAÇÃO NA PITAYA, O QUE SE DÁ DURANTE A NOITE, COM ATRAÇÃO DE POLINIZADORES, COMO ABELHAS, PÁSSAROS E MORCEGOS, PELO PERFUME DO NÉCTAR DA FLOR. ALÉM DOS CITADOS POLINIZADORES, PODE HAVER AUTO-POLINIZAÇÃO EM ALGUMAS VARIEDADES OU ESPÉCIES. HÁ ESPÉCIES QUE SÃO AUTO-INCOMPATÍVEIS, NECESSITANDO DE OUTRA PARA QUE HAJA A POLINIZAÇÃO CRUZADA.

COMO OS ÓRGÃOS MASCULINOS AMADURECEM PRIMEIRO, A ABERTURA DA FLOR PODE SER FEITA MANUALMENTE, O QUE ATRAI AS ABELHAS E POSSIBILITA A TRANSFERÊNCIA DO PÓLEN PELAS MESMAS, POIS É COMUM OS CITADOS INSETOS PROCURAREM AS FLORES, MAS ESTAS AINDA ESTAREM FECHADAS. A ABERTURA NATURAL DAS FLORES SÓ OCORRE AO ANOITECER.

SE HOUVER CONDIÇÕES DE FAZER A POLINIZAÇÃO MANUAL ESSA É ACONSELHÁVEL, POIS É FÁCIL, EMBORA TRABALHOSA. BASTA ABRIR A FLOR, RETIRAR O PÓLEN COM OS DEDOS E PASSAR ESTES NO ESTIGMA DA OUTRA FLOR.

ELA CRESCE NOS MUROS E NAS ÁRVORES QUE LHE SERVEM DE APOIO. ALÉM DA SUA FANTÁSTICA BELEZA E SABOR EXÓTICO, SE ATRIBUEM PROPRIEDADES AFRODISÍACAS E CURATIVAS, EM ESPECIAL A GASTRITE.

NA HORA DE ESCOLHER, OPTE PELAS FRUTAS COM COLORAÇÃO ACENTUADA E CASCAS SEM LESÕES.

A PITAYA PODE SER CONSUMIDA FRESCA

OS BOTÕES FECHADOS DA FLOR PODEM SER COZIDOS E COMIDOS COMO VEGETAL.

QUEIRA VISITAR A MINHA LOJA ON LINE, E ESCOLHA DE ENTRE ESTE OUTROS PRODUTOS DO SEU INTERESSE.

VISITANTES DO SITE

QUER FAZER UMA CULTURA DE GOJI OU PHYSALIS ?

 

CONTACTE-NOS E RECEBA O NOSSO MELHOR ORÇAMENTO PARA AS PLANTAS PRETENDIDAS.

 

PRODUTO DO MES

PLANTAS DE GOJI

10 € Planta

com 1 ano

ENVIO PARA TODO O PAÍS

PRODUTO DO MES

FEIJOA

PLANTAS COM MAIS DE UM ANO

E

1 METRO DE ALTURA

15 €

ENVIO PARA TODO O PAÍS

MACA PERUANA

*** ESPECIAL ***

PLANTA MILENAR

 TRATA

IMPOTENCIA E

QUEDA DE LIBIDO

LOJA ON LINE

VISITE A MINHA PEQUENA LOJA ONLINE, E  VEJA OS VÁRIOS PRODUTOS DISPONIBILIZADOS.

DOS PRODUTOS ADQUIRIDOS SERÁ SEMPRE FORNECIDA AJUDA ON LINE PARA O SEU CULTIVO.